sábado, 21 de abril de 2012

U_PUB_Definição

Fotografia Publicitária

Definição

Fotografia especialmente produzida para a difusão comercial de um produto, independente do suporte escolhido pelo anunciante, que tanto pode ser a mídia impressa - jornais, revistas, cartazes, out-doors, ou folhetos - quanto audiovisual, como multivisões e anúncios transmitidos pela televisão ou pelo cinema. Na fotografia publicitária, de modo geral, a concepção prévia da imagem é esboçada pelo diretor de arte da agência que detém a conta do cliente em questão e a tomada da foto é respaldada na atuação de um produtor que reúne o material necessário, podendo inclusive chegar a organizar pessoalmente os elementos constitutivos da composição. Nestes casos, estes profissionais podem ser legitimamente considerados como parceiros do fotógrafo na realização da fotografia final.

Fonte: www.itaucultural.org.br

U_ARQ_Definições de fotografia de arquitetura

O que é arquitetura?

Arquitetura é a arte ou técnica de projetar e edificar qualquer ambiente. Ela envolve todo design
de um projeto desde o desenho de mobiliário até paisagismo. A arquitetura trata destacadamente
da organização de espaço e de seus elementos.

O que é ser um fotógrafo de arquittura?

O fotógrafo de arquitetura deve ter amplo conhecimento na área, e em seu equipamento
para poder reproduzir da melhor maneira o olhar do arquiteto, mostrar realmente a obra e a visão do seu cliente.

Características da fotografia de arquitetura:

Campo da fotografia voltado para atender as necessidades dos arquitetos, onde deverá se buscar o ângulo e a perspectiva perfeita da arquitetura sempre respeitando a visão do criador da obra.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

U_ARQ_Portfólio Amanda Amorim

Portfólio de Arquitetura
Professor Fernando Pires
Ulbra 2012/01

                                                    Sacada Casa de Cultura Mário Quintana

                                                             Fachada Igreja das Dores
                                                        Vista do heliponto do Centro Administrativo
                                                                                     Fernando Ferrari

U_ARQ_Panorâmica

Fotografia de Arquitetura
Professor Fernando Pires
Ulbra 2012/01


                                                          Vistas Urbanas Porto Alegre                                                  

sábado, 14 de abril de 2012

U_ARQ_Frank Gehry


Resenha Frank O Gehry
Fotografia de Arquitetura
Professor: Fernando Pires
Ulbra 2012/01





Nascido em Toronto no Canadá em 1929, esse arquiteto mudou-se para os EUA ainda com 16 anos.
Cursou arquitetura na Faculdade do Sul da Califórnia e depois se especializou em design na Universidade de Harvard.

Muitos o chamam de arquiteto-artista, pois ele utiliza o livre arbítrio da arte com algo concreto e intransigente como a física.
Em 1962 criou sua própria empresa a “Frank O Gehry e Associates Inc”.
Muitos de seus projetos tornaram-se marcos da arquitetura contemporânea como, Vitra Design Museum, Museu Aeroespacial da Califórnia.
 Como um dos principais expoentes do Desconstrutivismo, Gehry ganhou muitos prêmios, incluindo o Pritzker Prize em 1989. Seu edifício mais conhecido é o Museu Guggenheim em Bilbao, na Espanha, recoberto de titânio, que foi finalizado em 1997.




                                                        Vitra Design Museum



Museu Aeroespacial da Califórnia



                                                 

U_ARQ_Philippe Starck


                      “Gosto de contribuir para o surrealismo do mundo” Philippe Starck








Philippe Starck é um designer parisiense nascido em 18 de janeiro de 1949.

Estudou na École Nissim de Camondo. Em 1965 ganhou a competição de mobiliário de La Vilette. Três anos depois fez parte do desenvolvimento de móveis infláveis em parceria com L. Venturi. Foi diretor de arte da Pierre Cardin (1969) onde produziu 65 peças de design exclusivo. Trabalhou para várias empresas como: Disform, Driade, Baleri, XO e Idée.

Em 1979 fundou sua própria empresa, a Starck Productions. Já havia trabalhado como designer de produtos, de mobiliário e de interiores quando foi selecionado a desenvolver a renovação completa de apartamento pessoal do presidente de seu país.

Em 1986 tornou-se conferêncista adjunto da Domus Academy, em Milão.

É conhecido mundialmente pelo seu design leve e contemporâneo, tanto pela forma, quanto pelos materiais que emprega nas suas criações.


                               
philippe_starck_cadeira
A famosa cadeira que leva seu nome.





        “A crise é uma excelente oportunidade para pessoas inteligentes se reinventarem”    Philippe Starck

segunda-feira, 2 de abril de 2012

U_ARQ_Álvaro Siza Vieira

Resenha Álvaro Siza


Arquiteto português nascido em 1933, em Matosinhos. Iniciou a sua vida profissional em 1955, depois de se ter formado na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. O seu talento artístico foi reconhecido mais rapidamente no estrangeiro do que em Portugal, especialmente através da atribuição de obras como a recuperação do bairro judeu de Veneza e do bairro Kreuzberg, em Berlim. Atualmente é docente da Faculdade de Arquitetura do Porto. Entre as suas obras mais inovadoras na época, destacam-se a Casa de Chá da Boa Nova e a piscina de Leça da Palmeira, a Igreja de Marco de Canaveses, a Agência do Banco Pinto & Sotto Mayor, em Oliveira de Azeméis, e ainda centros de arte moderna em vários países europeus, como o Centro Galego de Arte Contemporânea e a Faculdade de Jornalismo, ambos em Santiago de Compostela. Siza Vieira dirigiu a reconstrução da zona do Chiado, em Lisboa, a construção da Faculdade de Arquitetura do Porto e foi responsável pelo plano arquitetónico para a construção do Museu de Arte Contemporânea do Porto. Posteriormente, foi o responsável pela proposta do Pavilhão de Portugal da EXPO'98 e foi convidado pelo Papa João Paulo II para o projeto de uma igreja no Vaticano. Paralelamente a estas obras mais prestigiadas, Siza Vieira desenvolveu, nos anos do pós-Vinte e Cinco de abril, uma ação a nível da habitação social, designadamente no Porto, liderando intervenções que visavam integrar zonas degradadas na vivência arquitetónico-paisagística da cidade. Os prémios que lhe foram atribuídos em 1988, pelas fundações Alvar Aalto e Mies van der Rohe, coroados em 1992 pelo Prémio Pritzker da Fundação Hyatt, de Chicago, considerado o equivalente a um Nobel, são a expressão maior da chegada de Siza Vieira ao "topo". Em Portugal, recebeu o Prémio Secil de Arquitetura pela primeira vez em 1996, pela recuperação do Edifício Castro e Melo, na zona do Chiado, e pela segunda vez em 2000, entregue pelo Presidente da República, pelo projeto da Faculdade de Ciências da Informação de Santiago de Compostela. Recebeu também o Prémio da Bienal de Veneza, a Medalha Internacional das Artes 2002, atribuída pelo Governo Regional da Comunidade de Madrid, ao projeto de revitalização do centro da cidade de Madrid, e as Chaves da Cidade do Porto, pelo sucesso da sua carreira, entregues pelo Presidente da Câmara, Rui Rio, a 10 de fevereiro de 2005.

                                                     Fundação Iberê Camargo
                                                                                    Arquiteto: Álvaro Siza
                                                                                    Foto: Amanda Amorim