segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"Nascidos Em Bordéis"

          "Nascidos Em Bordéis"
Documentário de : Zana Briski e Ross Kauffman


Este ganhador do Oscar, mostra a vida de crianças do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá. O aparente enriquecimento da Índia deixa de lados os menos favorecidos. Porém, ainda há esperanças. Os documentaristas procuram essas crianças e munido de câmeras fotográficas pedem para elas fazerem retratos de tudo que lhes chamam a atenção. Os resultados são emocionantes E enquanto as crianças vão descobrindo essa nova forma de expressar, os cineastas lutam para poder dar mais esperança, para as quais a pobreza é a maior ameaça à realização dos sonhos.
                    A idéia inicial de Zana, que é fotógrafa, era mostrar a situação em que vivem aquelas mulheres, no entanto, após ter contato com as várias crianças nascidas no local que, sequer sabem o que acontece no interior das suas moradias, Zana muda o foco da sua pesquisa e resolve colocar algumas câmeras nas mãos das crianças para que elas mostrem o seu bairro.

Algumas crianças se destacam na arte da fotografia, mas Zana começa a deparar com obstáculos como a burocracia indiana e a incompreensão dos pais, que a impede de levar seu projeto adiante. Entretanto, a americana mostra que não desiste e continua o seu trabalho. A sua persistência acaba se destacando no filme.

"Belo"

Nada se compara a beleza da natureza, sem que essa tenha sido tocada pela mão
 destruidora dos homens.


Fotografia documental "identidade e memória"

Retratar um mesmo lugar em duas situações diferentes...como estavamos  vendo e depois vendados auxiliados por um colega.





                                                     imagem focada....



imagem com os olhos vendados...
  

Fotografia Documental

Trabalho sobre Movimento no Campus da Ulbra
Professor: Fernando Pires

Definindo Fotografia Documental

         Fotografia significa "desenhar com luz"
         Documento é qualquer meio sobretudo gráfico que comprove a existência de um fato.
         Então fotografia documental vem a ser a documentação em imagens seguida de sua legenda de fatos que aconteceram, criando uma interpretação subjetiva do mundo que se vive.
         A foto documental registra acontecimentos que no futuro poderão vir a ser documentos históricos.
         Hoje, observa-se a crescente utilização da fotografia documental em exposições e publicações de livros.

Acampamento Farroupliha (Churrascos)


Foco num dos mais importantes elementos do acampamento o Churrasco.
Que estava presente em quase todos os piquetes.


                                    Dois dos maiores representantes do acampamento:
                                                          Churrasco e Chimarrão.


Um churrasco tradicional dos pampas com lenha espetos
de ferro e no chão.
Nada pode ser mais gaúcho.

Cor ou P&B?

Nesta foto escolhi cor pois ela representa melhor o que eu queria mostrar com essa imagem os diferentes tons de um início de noite com as chamas da fogueira. E no caso do preto e branco não teria tanto destaque.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Gaspard Felix Nadar ( 1820-1910)


  Seu nome real era Gaspard Felix Tournachon. Nadar era o pseudônimo utilizado por este grande fotógrafo do século XIX. Nasceu em 1820 em Lyón e faleceu em Paris em 1910, estudou medicina em sua cidade natal. Em 1842 devido à quebra da empresa de impressão de seu pai, mudou-se para Paris, ganhando a vida como jornalista e caricaturista.  Esteve sempre muito interessado pelas idéias mais avançadas de seu tempo em política, literatura, ciências... e foi um motorista da liberdade de expressão.

 Nadar demonstrou, melhor do que qualquer outro fotógrafo de sua época, que a fotografia é algo muito diferente de um simples produto de técnica. Em 1851 Nadar reproduziu em litografia um fresco gigantesco de quase 250 personagens que mostrassem toda a glória literária e artística de Paris.

 Nadar, retratou os personagens de sua época com precisão e sensibilidade, sempre focalizando as caracteristicas contida nos gestos, rosto e expressão do corpo.


 Ex caricaturista, Nadar foi em sua época o mais famoso fotografo de retratos. Nadar transformou seu estúdio em ponto de encontro da sociedade inteletual da época.Uma de suas façanhas foi de ser o primeiro a fotografar de um balão. Também foi o pioneiro em utilizar iluminação artificial em fotografias (Arco e baterias Bunsen, em fotos subterrâneas (catacumbas de paris) e entrevistas fotográficas

Lançou-se em fotografia aérea, em 1858 realizou sua primeira fotografia de um balão estático que mandou construir "O Gigante" da cidade de Petit-Bicetre, 10 anos mais tarde começou a série de "vistas" aéreas do bairro da Etoile, sendo assim a primeira pessoa a tiar fotografias aéreas.

Em Abril de 1874, cedeu o seu estúdio de fotografia a um grupo de pintores (Monet, Renoir, Pissarro, Sisley, Cézanne, Berthe Morisot e Edgar Degas), numa altura em que o impressionismo era rejeitado pela crítica, o que lhes possibilitou apresentarem a primeira exposição de impressionismo, sem ser no Salon des Refusés (Salão dos Recusados).


Em 1885, fotografou Victor Hugo na sua cama, aquando a sua morte. É referido como sendo o autor (em 1886) da primeira "entrevista fotográfica" (do químico Michel Eugène Chevreul). Tirou também fotografias com motivos eróticos.


Jules Verne




Charles Baudelaire


Alexandre Dumas

 
foto aéra