segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Gaspard Felix Nadar ( 1820-1910)


  Seu nome real era Gaspard Felix Tournachon. Nadar era o pseudônimo utilizado por este grande fotógrafo do século XIX. Nasceu em 1820 em Lyón e faleceu em Paris em 1910, estudou medicina em sua cidade natal. Em 1842 devido à quebra da empresa de impressão de seu pai, mudou-se para Paris, ganhando a vida como jornalista e caricaturista.  Esteve sempre muito interessado pelas idéias mais avançadas de seu tempo em política, literatura, ciências... e foi um motorista da liberdade de expressão.

 Nadar demonstrou, melhor do que qualquer outro fotógrafo de sua época, que a fotografia é algo muito diferente de um simples produto de técnica. Em 1851 Nadar reproduziu em litografia um fresco gigantesco de quase 250 personagens que mostrassem toda a glória literária e artística de Paris.

 Nadar, retratou os personagens de sua época com precisão e sensibilidade, sempre focalizando as caracteristicas contida nos gestos, rosto e expressão do corpo.


 Ex caricaturista, Nadar foi em sua época o mais famoso fotografo de retratos. Nadar transformou seu estúdio em ponto de encontro da sociedade inteletual da época.Uma de suas façanhas foi de ser o primeiro a fotografar de um balão. Também foi o pioneiro em utilizar iluminação artificial em fotografias (Arco e baterias Bunsen, em fotos subterrâneas (catacumbas de paris) e entrevistas fotográficas

Lançou-se em fotografia aérea, em 1858 realizou sua primeira fotografia de um balão estático que mandou construir "O Gigante" da cidade de Petit-Bicetre, 10 anos mais tarde começou a série de "vistas" aéreas do bairro da Etoile, sendo assim a primeira pessoa a tiar fotografias aéreas.

Em Abril de 1874, cedeu o seu estúdio de fotografia a um grupo de pintores (Monet, Renoir, Pissarro, Sisley, Cézanne, Berthe Morisot e Edgar Degas), numa altura em que o impressionismo era rejeitado pela crítica, o que lhes possibilitou apresentarem a primeira exposição de impressionismo, sem ser no Salon des Refusés (Salão dos Recusados).


Em 1885, fotografou Victor Hugo na sua cama, aquando a sua morte. É referido como sendo o autor (em 1886) da primeira "entrevista fotográfica" (do químico Michel Eugène Chevreul). Tirou também fotografias com motivos eróticos.


Jules Verne




Charles Baudelaire


Alexandre Dumas

 
foto aéra


Nenhum comentário:

Postar um comentário