segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

novo video you tube

Foto Documental
Professor: Fernando Pires



                                                 U_DOC_Amanda Amorim_2010



                                              http://www.youtube.com/watch?v=3wY3UDe9QyE

Conceito Fotoetnografia

Curso Superior de Tecnologia em Fotografia - ULBRA
Fotografia Documental - Prof.: Fernando Pires


Fotoetnografia
 
Estudo Fotográfico de diferentes culturas e sociedades.
É a utilização da fotografia como linguagem principal ou complementar em um trabalho etnográfico, tendo o poder de registrar  fielmente os momentos, fazendo com que se torne um documento. Sendo muito importante que o profissional que venha realizar o trabalho seja capacitado tecnicamente, ético, e que tenha um amplo conhecimento antropológico e etnográfico sobre o assunto a ser retratado, mas também deve tomar cuidado para não perder o foco de seu estudo.
O fotografoetnográfico deverá estabelecer com o objeto estudado uma relação de confiança para que assim obtenha todas as riquezas da cultura do povo retratado.
Deverá sempre ser claro e transparente com muito diálogo e observação visando assim o melhor aproveitamento da sua pesquisa.
O que diferencia a fotoetnográfica do fotojornalismo e que nessa deverá haver uma relação com o objeto estudado toda uma troca de informações e vivências quando no fotojornalismo só os cliques ja são suficientes.
Esse estudo vem a ser muito importante pois ele promovera a difusão e o entendimeto de diversas culturas.
Nesse tipo de trabalho fica proibido o uso do Flash sendo usada somente iluminaçao natural do ambiente.             
  

domingo, 5 de dezembro de 2010

video you tube

Fotografia Documental
Prof: Fernando Pires
Curso Superior de Fotografia Ulbra

              Video pra o you tube da Aluna Amanda Amorim

                        

   U_Doc_Amanda_A_2010   

               
















criança, a alma do negócio

 Foto Documental
Prof: Fernando Pires



                                      Criança, a alma do negócio


             As crianças de hoje são extremamente influenciadas pelas midias, desde muito pequenas elas ja estão cercadas por todos os tipos de publicidade.
             Com tanta violência nos dias atuais elas acabam passando muito tempo em frente a tv e ao computador ficando assim expostas a todos tipos de propagandas, sendo eles tão vulneráveis a isso as midias se aproveitam disso para determinar ou escolher pela criançada o que eles devem comer, vestir, assistir se comportar, gerando assim gerações quase que robóticas onde quase todos se comportam da mesma maneira.
              Meninas não querem mais brincar elas querem ser mini adultas com comportamentos inadequados copiados da tv, meninos só querem os tais jogos que viram na televisão, brincadeiras em grupos estão ficando esquecidas e isso acaba criando adultos individualistas e intolerantes.
  E o comércio voltado para as crianças  só tende a aumentar,nossas crianças ja nascem consumistas. Os valores que eles estão aprendendo na tv é que o importante é ter cada vez mais.



           Foto Amanda Amorim



Modelo: I A,6 anos
entrevistada dia 02/12/2010

Amanda: qual teu brinquedo favorito?
IA: Polly

Amanda:Qual teu ultimo presente? Quando?
IA: um vestido rosa, ontem no shop.


Amanda: qual o próximo presente que quer ganha?
IA: a piscina da Polly do Papai Noel



Cerâmica

Fotografia Documental
Professor Fernando Pires

Atividade Atelier Cerâmica
Na Ulbra prédio 29
Professor Nico
Aluna: Luiza Souza


Material exposto no local


Cartão Cor

Disciplina Fotografia Documental
Professor: Fernando Pires


                               O cartão cor serve para que tenhamos um branco perfeito nas fotografias fazendo assim com que as cores tenham uma maior qualidade e sejam mais fiéis ao que elas serão quando forem impressas.

uso do cartão cinza

Fotografia Documental
Professor: Fernando Pires



Usamos o cartão cinza para determinar o valor correto de exposição nas imagens e também para regularmos o balanço de branco e obtermos cores mais fiéis.

Ele usado em conjunto com um exposímetro para obter imagens fotográficas consistentes.

O cartão cinza é usado frequentemente em estúdios fotográficos como um padrão de referência para se determinar o valor exposição (EV) correto para a tomada fotográfica.
A medição é feita contra o cartão cinza que é introduzido no cenário levando-se em conta o ângulo da luz que incide sobre ele e a direção da tomada fotográfica.
Esta técnica de medir a exposição pela luz refletida pelo cartão cinza produz leitura similar à da luz incidente em que a exposição não é influenciada nem pelo reflexo de objetos brilhantes, nem pela forma dos objetos iluminados e nem pelo peso das sombras presentes no cenário.