segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

novo video you tube

Foto Documental
Professor: Fernando Pires



                                                 U_DOC_Amanda Amorim_2010



                                              http://www.youtube.com/watch?v=3wY3UDe9QyE

Conceito Fotoetnografia

Curso Superior de Tecnologia em Fotografia - ULBRA
Fotografia Documental - Prof.: Fernando Pires


Fotoetnografia
 
Estudo Fotográfico de diferentes culturas e sociedades.
É a utilização da fotografia como linguagem principal ou complementar em um trabalho etnográfico, tendo o poder de registrar  fielmente os momentos, fazendo com que se torne um documento. Sendo muito importante que o profissional que venha realizar o trabalho seja capacitado tecnicamente, ético, e que tenha um amplo conhecimento antropológico e etnográfico sobre o assunto a ser retratado, mas também deve tomar cuidado para não perder o foco de seu estudo.
O fotografoetnográfico deverá estabelecer com o objeto estudado uma relação de confiança para que assim obtenha todas as riquezas da cultura do povo retratado.
Deverá sempre ser claro e transparente com muito diálogo e observação visando assim o melhor aproveitamento da sua pesquisa.
O que diferencia a fotoetnográfica do fotojornalismo e que nessa deverá haver uma relação com o objeto estudado toda uma troca de informações e vivências quando no fotojornalismo só os cliques ja são suficientes.
Esse estudo vem a ser muito importante pois ele promovera a difusão e o entendimeto de diversas culturas.
Nesse tipo de trabalho fica proibido o uso do Flash sendo usada somente iluminaçao natural do ambiente.             
  

domingo, 5 de dezembro de 2010

video you tube

Fotografia Documental
Prof: Fernando Pires
Curso Superior de Fotografia Ulbra

              Video pra o you tube da Aluna Amanda Amorim

                        

   U_Doc_Amanda_A_2010   

               
















criança, a alma do negócio

 Foto Documental
Prof: Fernando Pires



                                      Criança, a alma do negócio


             As crianças de hoje são extremamente influenciadas pelas midias, desde muito pequenas elas ja estão cercadas por todos os tipos de publicidade.
             Com tanta violência nos dias atuais elas acabam passando muito tempo em frente a tv e ao computador ficando assim expostas a todos tipos de propagandas, sendo eles tão vulneráveis a isso as midias se aproveitam disso para determinar ou escolher pela criançada o que eles devem comer, vestir, assistir se comportar, gerando assim gerações quase que robóticas onde quase todos se comportam da mesma maneira.
              Meninas não querem mais brincar elas querem ser mini adultas com comportamentos inadequados copiados da tv, meninos só querem os tais jogos que viram na televisão, brincadeiras em grupos estão ficando esquecidas e isso acaba criando adultos individualistas e intolerantes.
  E o comércio voltado para as crianças  só tende a aumentar,nossas crianças ja nascem consumistas. Os valores que eles estão aprendendo na tv é que o importante é ter cada vez mais.



           Foto Amanda Amorim



Modelo: I A,6 anos
entrevistada dia 02/12/2010

Amanda: qual teu brinquedo favorito?
IA: Polly

Amanda:Qual teu ultimo presente? Quando?
IA: um vestido rosa, ontem no shop.


Amanda: qual o próximo presente que quer ganha?
IA: a piscina da Polly do Papai Noel



Cerâmica

Fotografia Documental
Professor Fernando Pires

Atividade Atelier Cerâmica
Na Ulbra prédio 29
Professor Nico
Aluna: Luiza Souza


Material exposto no local


Cartão Cor

Disciplina Fotografia Documental
Professor: Fernando Pires


                               O cartão cor serve para que tenhamos um branco perfeito nas fotografias fazendo assim com que as cores tenham uma maior qualidade e sejam mais fiéis ao que elas serão quando forem impressas.

uso do cartão cinza

Fotografia Documental
Professor: Fernando Pires



Usamos o cartão cinza para determinar o valor correto de exposição nas imagens e também para regularmos o balanço de branco e obtermos cores mais fiéis.

Ele usado em conjunto com um exposímetro para obter imagens fotográficas consistentes.

O cartão cinza é usado frequentemente em estúdios fotográficos como um padrão de referência para se determinar o valor exposição (EV) correto para a tomada fotográfica.
A medição é feita contra o cartão cinza que é introduzido no cenário levando-se em conta o ângulo da luz que incide sobre ele e a direção da tomada fotográfica.
Esta técnica de medir a exposição pela luz refletida pelo cartão cinza produz leitura similar à da luz incidente em que a exposição não é influenciada nem pelo reflexo de objetos brilhantes, nem pela forma dos objetos iluminados e nem pelo peso das sombras presentes no cenário.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Entre Livros...


                          Feira do livro Porto Alegre 2010
                           Fotografia Documental
                           Professor: Fernando Pires
                           

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

"Nascidos Em Bordéis"

          "Nascidos Em Bordéis"
Documentário de : Zana Briski e Ross Kauffman


Este ganhador do Oscar, mostra a vida de crianças do bairro da Luz Vermelha, em Calcutá. O aparente enriquecimento da Índia deixa de lados os menos favorecidos. Porém, ainda há esperanças. Os documentaristas procuram essas crianças e munido de câmeras fotográficas pedem para elas fazerem retratos de tudo que lhes chamam a atenção. Os resultados são emocionantes E enquanto as crianças vão descobrindo essa nova forma de expressar, os cineastas lutam para poder dar mais esperança, para as quais a pobreza é a maior ameaça à realização dos sonhos.
                    A idéia inicial de Zana, que é fotógrafa, era mostrar a situação em que vivem aquelas mulheres, no entanto, após ter contato com as várias crianças nascidas no local que, sequer sabem o que acontece no interior das suas moradias, Zana muda o foco da sua pesquisa e resolve colocar algumas câmeras nas mãos das crianças para que elas mostrem o seu bairro.

Algumas crianças se destacam na arte da fotografia, mas Zana começa a deparar com obstáculos como a burocracia indiana e a incompreensão dos pais, que a impede de levar seu projeto adiante. Entretanto, a americana mostra que não desiste e continua o seu trabalho. A sua persistência acaba se destacando no filme.

"Belo"

Nada se compara a beleza da natureza, sem que essa tenha sido tocada pela mão
 destruidora dos homens.


Fotografia documental "identidade e memória"

Retratar um mesmo lugar em duas situações diferentes...como estavamos  vendo e depois vendados auxiliados por um colega.





                                                     imagem focada....



imagem com os olhos vendados...
  

Fotografia Documental

Trabalho sobre Movimento no Campus da Ulbra
Professor: Fernando Pires

Definindo Fotografia Documental

         Fotografia significa "desenhar com luz"
         Documento é qualquer meio sobretudo gráfico que comprove a existência de um fato.
         Então fotografia documental vem a ser a documentação em imagens seguida de sua legenda de fatos que aconteceram, criando uma interpretação subjetiva do mundo que se vive.
         A foto documental registra acontecimentos que no futuro poderão vir a ser documentos históricos.
         Hoje, observa-se a crescente utilização da fotografia documental em exposições e publicações de livros.

Acampamento Farroupliha (Churrascos)


Foco num dos mais importantes elementos do acampamento o Churrasco.
Que estava presente em quase todos os piquetes.


                                    Dois dos maiores representantes do acampamento:
                                                          Churrasco e Chimarrão.


Um churrasco tradicional dos pampas com lenha espetos
de ferro e no chão.
Nada pode ser mais gaúcho.

Cor ou P&B?

Nesta foto escolhi cor pois ela representa melhor o que eu queria mostrar com essa imagem os diferentes tons de um início de noite com as chamas da fogueira. E no caso do preto e branco não teria tanto destaque.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Gaspard Felix Nadar ( 1820-1910)


  Seu nome real era Gaspard Felix Tournachon. Nadar era o pseudônimo utilizado por este grande fotógrafo do século XIX. Nasceu em 1820 em Lyón e faleceu em Paris em 1910, estudou medicina em sua cidade natal. Em 1842 devido à quebra da empresa de impressão de seu pai, mudou-se para Paris, ganhando a vida como jornalista e caricaturista.  Esteve sempre muito interessado pelas idéias mais avançadas de seu tempo em política, literatura, ciências... e foi um motorista da liberdade de expressão.

 Nadar demonstrou, melhor do que qualquer outro fotógrafo de sua época, que a fotografia é algo muito diferente de um simples produto de técnica. Em 1851 Nadar reproduziu em litografia um fresco gigantesco de quase 250 personagens que mostrassem toda a glória literária e artística de Paris.

 Nadar, retratou os personagens de sua época com precisão e sensibilidade, sempre focalizando as caracteristicas contida nos gestos, rosto e expressão do corpo.


 Ex caricaturista, Nadar foi em sua época o mais famoso fotografo de retratos. Nadar transformou seu estúdio em ponto de encontro da sociedade inteletual da época.Uma de suas façanhas foi de ser o primeiro a fotografar de um balão. Também foi o pioneiro em utilizar iluminação artificial em fotografias (Arco e baterias Bunsen, em fotos subterrâneas (catacumbas de paris) e entrevistas fotográficas

Lançou-se em fotografia aérea, em 1858 realizou sua primeira fotografia de um balão estático que mandou construir "O Gigante" da cidade de Petit-Bicetre, 10 anos mais tarde começou a série de "vistas" aéreas do bairro da Etoile, sendo assim a primeira pessoa a tiar fotografias aéreas.

Em Abril de 1874, cedeu o seu estúdio de fotografia a um grupo de pintores (Monet, Renoir, Pissarro, Sisley, Cézanne, Berthe Morisot e Edgar Degas), numa altura em que o impressionismo era rejeitado pela crítica, o que lhes possibilitou apresentarem a primeira exposição de impressionismo, sem ser no Salon des Refusés (Salão dos Recusados).


Em 1885, fotografou Victor Hugo na sua cama, aquando a sua morte. É referido como sendo o autor (em 1886) da primeira "entrevista fotográfica" (do químico Michel Eugène Chevreul). Tirou também fotografias com motivos eróticos.


Jules Verne




Charles Baudelaire


Alexandre Dumas

 
foto aéra


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

"Janela da Alma"

O filme nos mostra a perspectiva de pessoas que não enxergam o mundo de maneira "normal", que possuem algum tipo de deficiência visual que os faz ver o mundo de uma maneira diferente. Nos mostra o mundo particular que cada um dos deficientas cria para conseguir enxergar sem precisar usar os olhas, enxergando com os outros sentidos, apartir desse documentario vemos que isso é capaz que cada ser humano consegue se adaptar a isso e querendo consegue tirar o melhor e fazer a vida plena, como é o caso do fotógrafo cego que mesmo assim consegue fazer suas fotos.
Nos mostrando que não são somente os olhos que realmente enxergam.
Fica claro no documentário que as pessoas cegas desenvolvem muito mais os outros sentidos.
E que cada um com deficiência ou não consegue enxergar o mundo muito alem daquilo que os olhos conseguem nos mostrar.
Interessante ressaltar também o momento em que nos foi mostrado que a maneira normal de ver para mim não é igual a dos outros, o normal é como nós vemos, a nossa perpectiva é o que conta.
E que os olhos nos pregam muitas peças.